Curso de Formação de Educadores

A Arte e o Brincar na Formação de Crianças e Adolescentes


Este curso é dirigido a educadores e propõe uma reflexão sobre a importância da arte e do brincar na formação de crianças e adolescentes.

Dividido em 06 módulos, com encontros semanais, o curso oferecerá aos participantes uma vivência com o fazer artístico utilizando-se de materiais alternativos e de fácil acesso. Por meio de aulas práticas todos terão acesso a procedimentos que auxiliam o educador na formação das crianças.


Módulos:

01 - Construção de Brinquedos;

Confecção de brinquedos presentes na cultura da criança, oferecendo aos participantes, por meio de atividades práticas utilizando materiais alternativos e de fácil acesso, a criação dos brinquedos. Os participantes aprenderão como aplicar as atividades em oficinas e demais áreas onde atuem.

02 - Jogos e Brincadeiras;

Estudo de jogos e brincadeiras da Cultura da Infância a sua importância na formação das crianças e a confecção de jogos de tabuleiro com materiais de baixo custo. O participante aprenderá brincadeiras tradicionais e será feito um fichário com as brincadeiras trabalhadas no curso.

03 - Adereços;

Tem o objetivo de estudar e confeccionar máscaras e adereços usados nas festas, folguedos e brincadeiras populares, apresentando aos participantes soluções plásticas e criativas na confecção desses objetos.

04 - Artes Visuais;

Iniciação as técnicas visuais (desenho, pintura, colagem e escultura) o estudo de seus elementos constitutivos e a utilização dessas técnicas em oficinas pedagógicas.

05 - Fantoches e Marionetes “O ato de Contar Histórias”;

Estudos de técnicas e materiais que auxiliam o educador na arte de contar histórias. Confecção de fantoches e marionetes com materiais alternativos e confecção de uma caixa de teatro de sombras.

06 - Música;

Estudos da percussão corporal e a confecção de instrumentos com sucatas e a utilização desses recursos em sala de aula.


A quem se destina:

Educadores, profissionais da área de humanas e demais interessados em educação.


Local:
Quintal Cultural - Rua Araguari, 24F – Cohab 5 – Carapicuíba – SP
Cep: 06327-130 – Ponto de referência: Praça da Árvore da Cohab 5.


Período:
De abril a outubro (férias no mês de julho)
Início: 11/04/2015
Data: sábados
Horário: das 09h às 12h

Investimento:
R$ 100,00 / mês – Isento de Matrícula



Responsável:

Mauro Nascimento

Formado em percussão popular pela Universidade Livre de Música. Trabalha com educação social desde 2000 e a mais de 08 anos desenvolve uma pesquisa sobre o brincar e o brinquedo na formação da criança e do adolescente, foi educador social na Fundação Orsa entre 2003 e 2007 onde realizou um trabalho de formação musical, resgate de jogos, brinquedos e brincadeiras com as crianças do Projeto Formação Carapicuíba. Ministra cursos de formação em arte e educação para educadores de escolas públicas e privadas e ministra oficinas de educação experiencial para executivos de grandes empresas. De outubro de 2009 até dezembro de 2012 trabalhou na Casa de Cultura e Cidadania de São José do Rio Pardo/SP desenvolvendo um trabalho de resgate de brincadeiras e formação cultural de adolescentes. Em 2014 trabalhou como orientador educacional no Projeto ICA em Mogi Mirim/SP. Hoje trabalha com capacitação de educadores e na formação de jovens.




0 comentários: