Ludo

Ludo ("eu jogo" em latim) é o nome utilizado na Europa para uma versão do jogo indiano Pachisi, um jogo de corrida para dois a quatro jogadores.

Objetivo
O objetivo do jogo é ser o primeiro a chegar com quatro marcadores (ou "cavalos") desde uma casa de origem à casa final. Para isso, deve-se dar a volta inteira no tabuleiro e chegar antes que os adversários.

Regras
Cada jogador por sua vez lança um dado e faz avançar um dos seus cavalos em jogo o número de casas indicado. O seis permite colocar em jogo um cavalo que esteja na casa inicial ou fazer avançar um cavalo seis casas, e ainda um novo lançamento de dados. O número um também permite que o jogador tire o cavalo, mas é só o seis que permite o jogador lançar o dado novamente.
Quando o jogador entra com um cavalo na parte final (seta da cor do cavalo) ele está protegido dos outros adversários. Para tirar uma peça (cavalo) o jogador tem que tirar o número exato de casas, caso tire um número maior, o jogador entra e retrocede o número da casas que sobraram.
Não é permitido mais do que um cavalo em cada casa. Caso um cavalo venha a ocupar uma casa ocupada por um cavalo de outro jogador, o cavalo original regressará à casa inicial, é o chamado "comer" (principalmente no Brasil). Em alguns lugares é proibido "comer" a peça do adversário que está na casa de saída.

Peças
Existem quatro cavalos de cada cor (azul, verde, amarelo e vermelho) o tabuleiro tem a casa de saída logo após a parte final, como o cavalo não pode retroceder, é necessário dar a volta. Cada um tem sua casa de origem e sua casa final, sendo que existem quatros espaços(um de cada cor), onde você deve colocas seus cavalos na cor da casa inicial. Geralmente a casa final tem uma coroa, é aonde você deve colocar seus cavalos. Também existe algumas casas de cada cor próximo a casa final da determinada cor, onde só pode entrar os cavalos com a mesma cor que a casa (ex:Se as casas são amarelas, só os cavalos amarelos podem entrar), assim se protegendo dos adversários.

0 comentários: