A Final de Contas

Este jogo foi criado com meu parceiro Marcus Vinícius (artísta plástico e educador) e é um jogo que trabalha a matemática, outro parceiro e educador o Rui aprendeu o jogo em um curso ministrado na Fundação Orsa depois trabalhou o jogo com os seus educandos e como o jogo ainda não tinha um nome eles criaram este nome que acabou sendo batizado e a partir dai ele ficou conhecido como "A Final de Contas".

Este tabuleiro foi feito com papelão pintado com latéx, guache e lápis de cor. A seguir segue o modelo dos jogadores caso você não tenha intimidade com o desenho basta imprimir, recortar, colar e colorir os jogadores com as cores do seu time preferido.

(note que no jogo existem números que não estão no modelo que são: as traves 17 e 18, os escanteios 6 e 9, os laterais 4 e 5 e os gols que são 12 e 15. Baixe o modelo dos jogadores aqui.)


Jogadores: 2 um para cada time.
Material: tabuleiro, um dado e uma bolinha
(pode ser feito com jornal ou tampinha de garrafa).
Regras: os jogadores tiram a sorte para ver quem começa jogando (começa quem tirar o maior número no dado).
O jogo começa com a bolinha no meio de campo, o jogador (por exemplo: time vermelho) que tirou o número maior joga o dado e coloca a bolinha no número que cair (por exemplo o dado caiu no número 5 ele chutou para fora então é a vez do outro jogador) o outro jogador (time azul) joga o dado e soma o resultado do dado com o número em que a bolinha estava (por exemplo o dado caiu no número 3, 3 + 5 = 8 caiu no pé do jogador azul então ele continua jogando. Ele joga o dado novamente e e soma o resultado (por exemplo o dado caiu no número 6, 6 + 8 = 14 caiu no pé do jogador vermelho então é a vez do outro jogador).
O jogador vermelho joga o dado e ele cai no número 1 ele vai somar 1 + 14 = 15 gol um a zero para o jogador do time vermelho a bola volta para o meio de campo e começa tudo de novo.
Porém tem um detalhe interessante o maior número no jogo é o 18 (trave) que é igual a três vezes o número 6 maior número do dado, toda vez que cair no 18 a contagem volta e começa no número 1 de novo (por exemplo a bola está no pé do jogador 14 e no dado caiu o número 6 a bola tem que ir para o número 2 (você conta assim 15, 16, 17, 18, 1, 2) ou se a bola estiver no número 16 e cair no dado o número 3 vai para o número 1 (exemplo: 17, 18, 1).

"Espero que vocês tenham entendido e se divirtam com o jogo"

0 comentários: