Boneco com Caixa de Sabão - papietagem

Este boneco com Caixa de Sabão em Pó, eu fiz para uma oficina que ministrei em um congresso da Unilever.
Gostaria de colocar um breve passo-a-passo de como eu faço e explicar as técnicas e materiais utilizados.

Passo-a-Passo:
O primeiro passo é fazer o "empapelamento" utilizando a técnica da papietagem que consiste em revestir a embalagem com pedaços de jornal utilizando cola branca, mas, pode ser usada também a cola de farinha.


O próximo passo depois que você revestir toda a caixa com o jornal (empapelar) é dar uma demão de tinta (eu uso a tinta latex que é mais resistente e rende muito mais). Pinte toda a embalagem e espere secar.
O passo seguinte e fazer o desenho do seu boneco, faça os detalhes como olhos, boca, nariz.

Quando for pintar começe pelas cores claras e depois pinte com as cores escuras. Depois que você pintar todo o boneco espere secar, em segida utilize uma caneta de retro projetor para fazer os contornos e os detalhes (a caneta de retro projetor é mais resistente que as canetas hidrogáficas).

Pronto este é o boneco que eu pintei para esta oficina, a idéia eu tirei do site de Toy Art do japonês Shin Tanaka.

Cola de farinha de trigo: Ingredientes: 1 litro de água 4 colheres de sopa de farinha de trigo 1 colher de sopa de vinagre.
Como fazer: Coloque tudo em uma vasilha plástica e misture. Leve ao fogo até levantar fervura, fazendo com que a mistura fique no ponto de um mingau e desligue o fogo. Espere esfriar para usar.
Obs.: Pode ser guardada na geladeira por uma semana, desde que em um recipiente fechado. 

Papel machê
O papel machê é quase tão antigo quanto à civilização. Os egípcios usavam uma mistura semelhante e na França do século 18 ele se popularizou com esse nome — que significa papel mastigado. Existem várias técnicas de produção. Uma delas, talvez a mais trabalhosa e demorada, consiste em modelar a polpa até que ela atinja a forma desejada. Outras, muito empregadas, são as de camadas (Papietagem). Além de secar mais rapidamente, elas permitem a utilização de um molde, o que facilita a confecção das peças.


PapietagemPapietagem é uma antiga técnica de confecção de máscaras para o teatro. Diversas camadas sobrepostas de jornal e cola caseira (grude) são coladas sobre uma base qualquer produzindo uma estrutura firme depois de seca.
A técnica da Papietagem se aperfeiçoou com o tempo, servindo não apenas para a confecção de máscaras, mas para o feitio de qualquer objeto, desde formas simples de uma só face como a Papietagem de pratos até formas mais complexas que devem ser papietadas dos dois lados e depois unidas, como esculturas.
O jornal deve ser rasgado em pequenos pedaços sem o uso da tesoura para a melhor junção das fibras.
Qualquer objeto pode ser usado como forma, depois subtraídos da máscara. Mas podemos usar também uma estrutura permanente feita de papelão, plástico, madeira, etc.

0 comentários: