Cultura da Criança

Consideramos como Cultura da Criança o conjunto dos brinquedos, brincadeiras, histórias e cantigas que as próprias crianças inventam, elegem e recriam no seu convívio do dia-a-dia e em liberdade.
Nos brinquedos e brincadeiras, iremos encontrar as várias etapas necessárias ao desenvolvimento motor, social, do raciocínio e da sensibilidade da criança. Uma outra característica dos brinquedos é que eles, mesmo obedecendo a uma ordem universal, estão relacionados e em equilíbrio com a natureza e a cultura de sua região. Cada pedacinho do Brasil tem a sua maneira própria de cantar, falar e brincar.
Sabendo que os movimentos das brincadeiras são comuns às crianças de todos os tempos e lugares, podemos acreditar numa “Cultura do Ser Humano ainda novo” com a sua natureza preservada. Se as crianças de todo o mundo têm a necessidade de se expressar e brincar com as mesmas coisas, é fundamental que os profissionais das áreas que lidam com as crianças reaprendam a sua linguagem e a sua expressão mais verdadeira: O brincar e o brinquedo.

Texto de Adelson Murta "Adelsin"

0 comentários: